domingo, 23 de maio de 2010

Dica

Vai uma dica que minha professora de Espanhol disse em classe, a respeito da formação acadêmica.
Realmente, se tornar professor universitário é algo complicado, mas não impossível. O Brasil é um país, que apesar dos vários pesares, investe no estudo e paga para o aluno somente estudar, cria uma relação com esse aluno.
Para começar a entrar nesse nicho, uma boa idéia é, se apresentar. Aquele autor acadêmico de algum livro que você adorou e admira e quer seguir a área, procure o nome desse autor, por que provavelmente ele está registrado no Currículo Lattes. A partir do perfil dele, tem o e-mail, mande um e-mail para esse autor, dizendo "Olá me chamo fulano de tal, e admiro seu trabalho e tenho grande interesse em trabalhar nessa área" algo desse tipo. Ele vai ser educado suficiente para responder, mas não espere que fazendo isso você ja está dentro de algum projeto de pesquisa científica. Calma. É apenas um meio de ja começar um contato, e você deixará sua marca para esse autor que sabe que existem pessoas interessadas em suas pesquisas.
Na sua faculdade, participe de todo projeto de pesquisa científica, dedique-se e invista. E dedique-se mais ao TCC, ele não precisa ser algo que vá trazer retorno financeiro, como tantos pensam quando criam o TCC, algo que gere lucro, mas pode ser um começo. Seu professor que presenciou, pode conversar com outro, que fala para outro, e assim sabemos aonde isso vai dar.
E para aqueles que ainda não se interessaram apenas pela chance de estudar aquilo que gosta, tem o incentivo financeiro. Numa média, eles pagam R$1.500,00 apenas para o aluno estudar, num mestrado, se você tiver uma boa tese que de algum retorno para sua região, ou mesmo o país, além de várias outras coisas, que vai depender da área escolhida. Mas fique de olho, pois dependendo do vínculo, você só pode estudar, não deve ter nenhum registro trabalhista, por que, para eles, você tem que estar disponível sempre que precisarem. Ou opte pelo estudo flex, você estuda um período e trabalha outro. Procure pelo CNPq e o Capes, que oferecem bolsas de estudos, em diversos módulos.
Pesquise e Bons Estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário