1. Não espere ser um recém formado para ingressar no mundo das agências. Mesmo se você não conseguir de cara um espaço em uma “grande” agência, tenha em mente que qualquer experiência além da sua faculdade é valida. Sim, os anos da faculdade são ótimos [talvez os melhores da sua vida]. Mas sério, nessa babilônia competitiva em que vivemos hoje em dia, acumule experiências desde cedo.
2. Tenha um foco claro e muito bem definido para sua carreira. Saber para onde você quer ir já é um ótimo começo :) [entrevisto candidatos a estágio aqui na agência que não são capazes de dizer a diferença entre mídia e planejamento. Sério! Estou falando de pessoas que na teoria estão em “boas” faculdades, ok?] Ter foco é entender exatamente que tipo de contribuição você pode dar hoje e poderá dar amanhã para a agência que for te entrevistar. Saiba exatamente onde você pretende chegar em 12 meses, em 05 anos. Essa reflexão é importante para você mesmo, para te dar controle na sua carreira desde cedo, para te ajudar nas decisões de curto prazo. Em última análise, esse “ foco” também vai ajudar você e a agência a não perderem tempo.
3. Faça o dever de casa. Não custa, vai? Acesse o site da agência antes da entrevista. Tente entender um pouco o que ela tem feito, que clientes ela atende, o posicionamento e diferenciais que ela “vende” para o mercado e tente sacar um pouco como ela entende o papel do planejamento. Acho que seria pedir demais, mas tente passar também pelo Linkedin pra conhecer a pessoa com a qual for conversar. Esses são itens básicos para a conversa fluir de um jeito inteligente. Na minha entrevista na Neogama com o Alexandre Gama, ele me disse o seguinte: “Prefiro conhecer as pessoas pelas perguntas que elas fazem, do que pelas respostas que elas oferecem”. Sacou?
4. Tenha uma presença online interessante. Seu CV representa somente aquilo que você acha que você é. Sua reputação verdadeira hoje em dia está nas páginas de resultado do Google. Você é aquilo que aparece alí naquela primeira página quando alguém digitar o seu nome. Por isso, tenha um blog, um Tumblr, um Flickr, um Twitter, uma conta no FB, várias conexões no Linkedin, etc. Mostre quem você é pelos conteúdos que você produz, pelos links que você compartilha. Seja formador de opinião, forme comunidades. Enfim, seja referência em alguma coisa. E por fim, tire de seu CV aquele negócio de “Experiência com o pacote Office”.
5. Seja interessante na entrevista. Ser interessante muitas vezes é ser interessado, mas eu já falei sobre isso no item 3. Ser interessante é mais do que ser legal e agradável. Traga coisas novas para a mesa na hora da entrevista. Fale sobre as suas paixões e sobre sua vida. Gente inteligente está sempre em busca do novo, do inusitado. O resto TODO, pode ter certeza de que você vai aprender, ou reaprender :)
Fabiano Coura é Head of Planning da R/GA
Fonte: CHMKT
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