Boa noite.
Estava lendo o CHMKT e encontrei esse post interessante sobre respeito ao consumidor, no que diz respeito a promoção. É realmente incrível como a promoção pode ser tão egoísta, a ponto de esquecer do depois. O que acontece depois? Qual a reação do consumidor? Ele é estupído? Não.
Leiam e reflitam.
Há quase um século atrás, David Ogilvy falava em alto e bom som: o consumidor é a sua esposa, não insulte a inteligência dela.
Colegas de mercado, isso não é uma retaliação, mas sim uma observação de que podemos ser melhor do que estamos sendo.
Vamos dizer que você está num supermercado qualquer e se depara com um material de ponto de venda de uma promoção.
Seu filho que está no banquinho do carrinho olha para aqueles bichinhos fofos e chora, implora, praticamente manda você comprar o tal do bicho.
Somada, a promoção te força a desembolsar 27 reais na compra de produtos mais 27 reais que podem ser parcelados no cartão de crédito.
Você compra. E a cada ída ao supermercado você compra mais um item, pois é claro, a promoção fez dos bichinhos personagens colecionáveis.
Passam-se 3, 4 meses.
Você volta ao supermercado. E aqueles mesmos bichinhos que fizeram você gastar algumas centenas de Reais custam agora a pechincha de 1 produto + 9,90.
Qual é o seu sentimento? O que você pensa da empresa? Você continuaria considerando a marca como antes?
Campanhas mal planejadas podem afastar o consumidor de várias maneiras. A primeira delas e a mais nevráugica é a do afastamento do indivíduo e marca.
Agora pense no seguinte: uma promoção de salgadinho em que você não concorre. Você compra e troca. Até aí bem bacana, dependo de mim mesmo, performance, u-hu.
Mas se eu te disser que, para retirar um dos prêmios, você precisaria consumir 4.000 embalagens de salgadinho.
Entendo a estratégia de criar comunidades para juntar as embalagens, mas vamos fazer uma conta rápida:
Digamos e superestimando que 20 pessoas façam parte de um grupo para juntar as embalagens. E eles não são catadores de lixo.
Cada um precisará consumir diariamente 2,2 embalagens de salgadinho para que no período de 90 dias, que é o de participação da maioria das promoções, ganhar o prêmio.
Ou seja, cada um vai consumir 200 salgadinhos em 3 meses.
Calculando que cada salgadinho custe R$ 1,50, a turma vai desembolsar R$ 6.000 reais e consumir 1000 mg de sódio diariamente.
A Organização Mundial da Saúde recomenda 1500 mg por dia. Assim, a pessoa pode consumir apenas um bife temperado e um suco de caixinha para completar a quantidade de sal ingerido.
Além de tudo isso, se o grupo estivesse afim mesmo de comprar um mini-buggy, gastaria R$ 6.100. Apenas 100 reais a mais que o gasto com salgadinho.
Vamos lá galera, sei que a gente pode ser melhor que isso.
Porque promoção, todo mundo, até o mais desavisado sabe que é para vender mais.
Agora, respeito é bom e o consumidor gosta.
Fonte: CHMKT
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